Menina de 2 anos desaparece e é encontrada viva em vala nos EUA com ajuda de câmara térmica

As imagens que mostram o resgate de uma criança de apenas dois anos, desaparecida e mais tarde encontrada numa vala em Jackson, no estado norte-americano de Michigan, estão a emocionar o mundo. O caso, ocorrido no sábado, é mais um exemplo de como a tecnologia pode ser determinante para salvar vidas.

Tudo começou quando os pais deram o alerta ao Departamento da Polícia de Michigan: a criança, que estava a ver televisão por volta das 20h43 (hora local), desapareceu sem deixar rasto. Rapidamente, foi mobilizada uma operação de busca que incluiu cães pisteiros, agentes no terreno e, crucialmente, um helicóptero equipado com tecnologia de deteção térmica.

Foi precisamente através dessa tecnologia — que permite identificar variações de temperatura corporal mesmo em zonas de baixa visibilidade — que a criança foi localizada. Os agentes mais próximos foram imediatamente direcionados para o local e encontraram a menina numa vala, apenas com uma fralda, mas consciente e alerta, embora com sinais de hipotermia.

Depois de assistida no local, a criança foi transportada para o hospital, onde se confirmou que se encontrava em boas condições de saúde.

O caso tem gerado grande repercussão nos Estados Unidos, tanto pelo alívio do desfecho feliz como pela eficácia da resposta das autoridades e do papel fundamental da tecnologia no processo de salvamento.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS