Bordalo II põe o Porto à venda enquanto continuam os protestos pela habitação

Bordalo II voltou a recorrer à arte para deixar uma mensagem sobre a crise da habitação. O artista português colocou um anúncio com a palavra “VENDE-SE” sobre as letras azuis que identificam a cidade do Porto, em frente à Câmara Municipal, numa altura em que continuam os protestos pelo direito à habitação.

A intervenção foi divulgada nas redes sociais esta quinta-feira, 15 de outubro. Na legenda da publicação, Bordalo II escreveu apenas “Vendeu-se”, numa referência à crescente pressão imobiliária e às dificuldades de muitos portugueses em encontrar casa a preços comportáveis.

A publicação inclui fotografias da instalação e um vídeo que mostra a colocação da placa sobre as letras da cidade. A iniciativa recupera uma intervenção semelhante realizada em Lisboa, em agosto de 2025, quando o artista colocou no Terreiro do Paço um anúncio com a expressão “Lisbon for Sale”, numa crítica à especulação imobiliária na capital.

A nova instalação surge num momento particularmente tenso no Porto. Desde sábado, o movimento “Acampada pela Habitação” ocupa a Praça D. João I, junto ao Teatro Rivoli, para exigir medidas que facilitem o acesso à habitação.

Entre as principais reivindicações dos manifestantes estão o aumento da habitação pública, a recuperação de imóveis devolutos, a imposição de limites às rendas e o fim dos despejos sem uma alternativa habitacional.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS