O momento em que João Almeida disse adeus à concorrência para vencer a 4ª etapa do Volta ao País Basco

João Almeida voltou a brilhar na estrada, ao vencer esta quinta-feira a quarta etapa da Volta ao País Basco e assumir a liderança da classificação geral – um feito inédito para um ciclista português nesta prova.

Numa etapa exigente de 169,6 km, entre Beasain e Markina-Xemein, o ciclista da UAE Emirates atacou a 13 quilómetros da meta, isolou-se na frente e resistiu à perseguição do grupo dos favoritos. Pelo caminho, superou a última contagem de montanha, de primeira categoria, e desceu até cortar a meta em solitário.

Na perseguição estiveram nomes como Alex Aranburu (Cofidis), Lenny Martinez (Groupama–FDJ) e Maximilian Schachmann (Soudal Quick-Step), que chegaram com 28 segundos de atraso. No entanto, foi o colega de equipa Isaac del Toro quem conquistou o segundo lugar na etapa, garantindo também que Schachmann não somasse bonificações importantes.

Com esta vitória, João Almeida lidera agora a geral com 30 segundos de vantagem sobre Schachmann e 38 segundos sobre Florian Lipowitz (Red Bull – BORA). Para além da camisola amarela, o português é também o novo líder da classificação por pontos.

No final, João Almeida mostrou-se satisfeito: “Estou muito contente, senti-me bem hoje. Dei tudo o que tinha. Quero agradecer à equipa pelo trabalho. No fim já não me sentia a 100%, mas foi suficiente para vencer. Amanhã e sábado serão dias muito duros, mas agora é tempo de desfrutar”.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS