
Motorista herói salva 40 alunos após autocarro onde seguiam se incendiar na A5
Uma visita de estudo de alunos da Escola Básica Professor Noronha Feio, em Queijas, Oeiras, terminou ontem de forma dramática, quando o autocarro que os transportava foi consumido pelas chamas na A5, no sentido Lisboa–Cascais. No momento do incêndio, a viatura estava a pouco mais de um quilómetro da escola, próximo da saída para Queijas.
Tudo aconteceu pouco antes das 13h. O motorista, ao aperceber-se de um foco de incêndio na parte traseira do veículo, encostou de imediato à berma e deu ordem para evacuar. Com o apoio de duas professoras, conseguiu retirar todos os 40 alunos, com idades entre os 14 e os 16 anos, em segurança. O condutor, de nacionalidade ucraniana e com 53 anos, e que integra os quadros da empresa Barraqueiro há sete anos, só abandonou o autocarro depois de garantir que ninguém tinha ficado no interior.
De acordo com fonte da transportadora, trata-se de “um funcionário exemplar”, com várias formações profissionais, incluindo primeiros socorros. A GNR também destacou a sua intervenção, elogiando a calma, o sangue-frio e a eficácia com que enfrentou a situação.
Já com o apoio da GNR, o grupo foi encaminhado para uma área de serviço próxima. Três alunas, duas com 14 e uma com 15 anos, tiveram de receber assistência hospitalar: uma por inalação de fumos e as outras duas devido ao estado de nervos causado pelo susto. Todas foram transportadas para o Hospital São Francisco Xavier.
O incidente obrigou à intervenção rápida dos bombeiros, bem como ao corte temporário do trânsito, que foi sendo progressivamente reaberto após o controlo da situação.