
Bola de fogo “excecionalmente brilhante” rompe o céu do Japão e as imagens são impressionantes
Um fenómeno raro iluminou o céu do oeste do Japão na noite de terça-feira: um meteoro “excecionalmente brilhante”, conhecido como bola de fogo, foi avistado por várias pessoas, sobretudo nas cidades de Kagoshima e Miyazaki, por volta das 23h00 locais (15h00 em Lisboa). O momento foi registado em vídeo e rapidamente partilhado nas redes sociais.
De acordo com a estação televisiva japonesa NHK, testemunhas relataram ter visto uma intensa bola de luz a cair do céu, que, segundo especialistas, terá terminado no mar.
鹿児島市めっちゃ空光ったんだけど 隕石か? pic.twitter.com/lBbPxB3Nmi
— kit and it (@barcapedri16) August 19, 2025
Maeda Toshihisa, diretor do Museu Espacial Sendai de Satsumasendai, explicou que estas bolas de fogo são provocadas por poeiras, fragmentos de asteróides e outros objetos espaciais que se incendeiam ao entrar na atmosfera terrestre, criando um espetáculo luminoso impressionante.