Videoaula de Marcelo Rebelo de Sousa está a ser muito elogiada no Brasil

São muitos os meios de comunicação social no Brasil, que têm elogiado a videoaula que o nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu no passado dia 15 de junho, no espaço do #EstudoEmCasa que é uma parceria entre o Ministério da Educação e a RTP para a produção de aulas transmitidas pela televisão para os alunos do 1º ao 9º ano, durante a pandemia da Covid-19.

De entre os muitos elogios, há um que surge de uma página com mais seguidores do que a população de Portugal junta (Quebrando o Tabu, seguido por 11.6 milhões).

Já a Globo informou os brasileiros que o nosso Presidente da República parou as suas obrigações governamentais para ministrar uma videoaula para os estudantes portugueses.

Em 28 minutos de aula, Rebelo tratou de temas como cidadania e sobre as dificuldades enfrentadas durante a crise do coronavírus. Segundo o presidente e professor, “essa experiência mudou o mundo para sempre nas nossas vidas”.

Marcelo Rebelo de Sousa enumerou as lições aprendidas durante o combate à pandemia em Portugal, um país que segundo o meio de comunicação brasileiro “respondeu rapidamente à epidemia e agora já reabre num processo gradual”. As 10 lições do Professor Marcelo, citadas pela Globo:

  1. A coisa mais importante da vida é a vida e a saúde
  2. Não há cidadãos de primeira e de segunda classe
  3. Europa demorou para responder, mas foi menos egoísta
  4. epidemia espalha-se rapidamente
  5. vírus ataca a todos, mas principalmente os mais idosos, é obrigação de todos usar máscara, respeitar o distanciamento social e a higiene
  6. vírus ataca todos, mas sobretudo os mais pobres, um em cada cinco pessoas que vivem em Portugal estão abaixo do limiar da pobreza.
  7. Milhares de portugueses quiseram voltar para casa durante a Páscoa e pedimos que não viessem; sacrificaram-se longe das famílias
  8. Passaram muitas semanas presos em casa, nunca estiveram tão próximos da família
  9. Descobrir o valor das pequenas coisas – Não poder viajar, sair de casa, jogar bola, pequenos gestos, um encontro ou conversa com um amigo ganha importância
  10. Para os que o ano não foi tão bom, não desanimar que não é o fim do mundo: “A grande aula da vida foi viver o que viveram”

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS