Vídeo mostra resgate da jovem de 17 anos a 46 km da costa algarvia após 21 horas à deriva no mar

Érica Vicente, de 17 anos, tornou-se protagonista de um verdadeiro milagre após ter sobrevivido durante 21 horas em alto mar em cima de uma prancha de paddle, apenas com um biquini vestido. A jovem esteve desaparecida desde as 20 horas do último sábado, após ter sido empurrada pelo vento ao largo da Praia do Coelho, em Monte Gordo, no Algarve.

Ao final da tarde do passado domingo, Érica foi avistada por um navio mercante que circulava a 46 km da costa algarvia e avistou a jovem. A vítima encontrava-se ainda em cima da prancha, de biquíni e num elevado estado de hipotermia. Imediatamente acionaram os meios de socorro, tendo sido ativado um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea para o local, por forma a resgatar a jovem e assim encaminhá-la para uma unidade hospitalar.

O capitão do Porto e Comandante local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e Tavira, João Afonso Martins, revelou que os pais foram os primeiros a ser informados da notícia e que a reação foi como se vissem a filha a nascer pela segunda vez.

Horácio Guerreiro, diretor clínico do Hospital de Faro, disse que a jovem é uma heroína: “Com tanto tempo no mar, em condições, penso eu, de stress máximo, é normal que seja surpreendente para todos. É preciso um instinto de sobrevivência, um autocontrolo, não entrar em pânico. Esta miúda é uma heroína, sem dúvida nenhuma”.

Num vídeo divulgado na Internet podemos ver o momento em que a Força Aérea resgata Érica Vicente do navio mercante.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS