
Vídeo mostra novo ataque contra flotilha humanitária
A flotilha que transporta ativistas e ajuda humanitária para Gaza voltou a ser atacada, na noite de terça-feira, perto da Tunísia. O grupo denunciou que mais um dos seus barcos foi atingido, alegadamente por um drone, apenas um dia depois de outro incidente semelhante.
Um vídeo partilhado por Francesca Albanese, relatora das Nações Unidas para os territórios palestinianos, mostra uma bola de fogo a cair sobre um barco. “As provas de vídeo sugerem que um drone, sem luzes para não ser visto, lançou um artefacto incendiário sobre o convés do Alma”, relatou. De acordo com especialistas, o dispositivo poderá ter sido uma granada incendiária envolta em plásticos embebidos em combustível.
O barco, de bandeira britânica, sofreu danos no convés superior, mas o fogo foi controlado e todos os passageiros e tripulantes saíram ilesos. Ainda assim, a flotilha confirmou que este novo ataque aconteceu ao largo da localidade de Sidi Bou Said, perto da capital tunisina, levantando novamente sérias preocupações sobre a segurança da missão humanitária.
🚨 BREAKING: A second assault on the Global Sumud Flotilla within just 48 hours—this time in Tunisian waters. Footage shows an unlit drone releasing an object that ignited the deck of the Alma boat. Experts believe it may have been an incendiary device coated with fuel-soaked… pic.twitter.com/dy7QRYS4Mx
— Global Sumud Flotilla (@GlobalSumudFlot) September 10, 2025