Vídeo mostra momento em que barco da flotilha humanitária com bandeira portuguesa é atacado por drone

Um vídeo captado em Tunes, capital da Tunísia, mostra o momento em que o “Family Boat”, embarcação principal da Flotilha Global Sumud e que navegava com bandeira portuguesa, foi atingido por um drone. O ataque provocou um incêndio a bordo, rapidamente controlado pela tripulação.

A missão humanitária transportava várias figuras portuguesas, incluindo a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e o ativista Miguel Duarte. Segundo as próprias, todos os membros da delegação portuguesa estão bem.

A organização confirmou em comunicado que o fogo causou danos superficiais no convés e no armazém, mas sem comprometer a segurança da embarcação, que poderá continuar viagem. Uma investigação já foi aberta.

Nas redes sociais, a relatora especial da ONU para a Cisjordânia e Gaza, Francesca Albanese, denunciou o ataque e apelou à proteção urgente dos outros barcos da flotilha.

A Global Sumud Flotilla, que partiu de Barcelona rumo a Gaza, pretende ser “a maior missão humanitária da história” para o território palestiniano. O nome “Sumud” significa “resiliência” em árabe.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS