Vídeo mostra fábricas de contrafação que a GNR desmantelou em Braga e no Porto
Na passada quarta-feira, a Guarda Nacional Republicana realizou uma operação de combate à contrafação onde desmantelou duas fábricas de contrafação localizadas nos distritos de Braga e do Porto. A contrafação nestas duas fábricas rendeu aos longos dos últimos anos cerca de 1,3 milhões de euros.
Foram apreendidos 2498 pares de calçado contrafeito de marcas conceituadas, 17438 logótipos e apliques de marcas conceituadas, 3426 componentes de calçado, 5 cartões bancários, 5 telemóveis, 3 veículos ligeiros, uma autocaravana e um motociclo de alta cilindrada, além de vários elementos de prova digital e documental.
A operação “Réplica” aconteceu no âmbito da uma investigação que decorria há cerca de dois anos. Da operação foram constituídos arguidos dois homens e uma mulher, e ainda uma empresa de fabrico de calçado. A investigação visou crimes de fraude fiscal qualificada, contrafação, imitação e uso ilegal de marca, venda ou ocultação de produtos e branqueamento.
Os artigos contrafeitos apreendidos tem um valor estimado de 218.913 euros. Segundo a GNR, os arguidos do processo ocultaram rendimentos ilícitos na ordem de 1,1 milhões de euros entre 2016 e 2022.
No seguinte vídeo podes ver algumas imagens do interior das fábricas.