Testes de radar na Ponte Vasco da Gama “apanharam” condutor a 277 km/h

Os aparelhos de controlo e fiscalização de velocidade média na Ponte Vasco da Gama irão entrar oficialmente em funcionamento a partir do dia 15 de junho. Durante a fase de testes, que durou três meses, registaram-se milhares de infrações, destacando-se uma velocidade de 277 km/h como o maior excesso registado.

De acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR), mais de 100.000 veículos foram controlados durante este período. Os dados mostram 275 infrações muito graves (velocidades entre 181 km/h e 277 km/h), 1109 infrações graves (151 km/h a 180 km/h) e 23601 infrações leves (121 km/h a 150 km/h).

A GNR, em colaboração com a Lusoponte, implementará o controlo de velocidade média para reduzir a sinistralidade, aumentar a fluidez do trânsito e combater as corridas ilegais. A elevada intensidade de trânsito, os frequentes congestionamentos e os acidentes graves devido ao excesso de velocidade justificam a adoção destas medidas de segurança.

O protocolo de cooperação entre a GNR e a Lusoponte, que já tem uma longa história de parceria na segurança rodoviária, permitiu a instalação destes equipamentos de controlo de velocidade. A entrada em funcionamento dos cinemómetros está prevista para as 00h00 do dia 15 de junho de 2024, visando garantir uma utilização mais segura desta importante infraestrutura.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS