Ryanair mostra como a tripulação portuguesa encenou a foto viral
18/10/2018

No início desta semana foi notícia que os tripulantes portugueses da Ryanair foram obrigados a dormir no chão. O caso havia sido denunciado pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), depois de um voo com destino ao Porto ter sido desviado, devido à tempestade Leslie, para Málaga, em Espanha.

"Os 24 tripulantes ficaram desde a 1.30 hora até às 6 horas (hora local de domingo) sem acesso a comida, bebidas e até sem lugar para todos se poderem sentar", garantia o sindicato em comunicado. Posteriormente, pelas 6 horas, os trabalhadores foram encaminhados para o lounge do aeroporto, continuando "sem acesso a comida e a bebidas", acrescentava a mesma fonte. "É lamentável e inadmissível que, em pleno século XXI, possamos assistir a este tipo de situações, onde ainda constatamos que a Ryanair opera sem qualquer tipo de respeito pelos seus funcionários e pelos seus passageiros que também foram deixados à sua sorte no referido aeroporto, num setor, fortemente regulado por autoridades nacionais e europeias", criticava o SNPVAC.

As críticas do sindicato eram sustentadas por uma fotografia, na qual se viam vários funcionários da Ryanair a dormir no chão... mas o tiro saiu pela culatra. Imagens captadas por uma câmara de vigilância do aeroporto de Málaga, reveladas ontem pela própria companhia de aviação, mostram os tripulantes reunidos num canto da sala a dirigirem-se para o lado oposto do espaço. Posteriormente, deitam-se no chão e fazem de conta que dormem enquanto outro funcionário tira a fotografia.

Já com a fotografia finalizada, os tripulantes levantam-se e regressam ao local onde estavam sentados.