Réu é apanhado por juiz escondido na mesma sala do advogado durante audiência virtual
Um vídeo, registado na última quinta-feira, de uma audiência da 18ª Vara do Trabalho de Curitiba, no Brasil, tornou-se viral ao mostrar um momento insólito em que um réu tentou esconder-se debaixo da mesa para não ser visto pelo juiz.
Durante a sessão, realizada virtualmente, o magistrado Thiago Mira questionou o advogado do réu, Robinson de Almeida, sobre a possibilidade de ambos estarem na mesma sala. O advogado negou, mas o juiz, desconfiado pela semelhança do cenário nas duas câmaras, pediu uma rotação de 360° para visualizar o ambiente.
A situação tornou-se caricata quando o réu se abaixou rapidamente, tentando manter-se fora do campo de visão. Visivelmente irritado, o juiz afirmou: “Vocês estão a brincar com o juiz aqui. Só pode ser piada”. Ao aperceber-se da tentativa de ludibriar o tribunal, o magistrado encerrou a audiência e anunciou que iria comunicar o caso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para averiguar a conduta do advogado.
O Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região (TRT-9) confirmou em nota que a situação será investigada e que os depoimentos serão retomados de forma presencial.