Putin usa ironia para dizer que Lisboa não é um alvo para os drones russos

Vladimir Putin voltou a lançar farpas ao Ocidente. Durante o fórum de debates Valdai, o Presidente russo comentou com ironia os recentes incidentes com drones que levaram ao encerramento temporário de vários aeroportos europeus, incluindo na Dinamarca e na Alemanha.

Putin afirmou que “não vai enviar mais drones para a Dinamarca, nem para França… nem Lisboa”, provocando gargalhadas na sala. No entanto, o tom mudou quando um jornalista sublinhou que se tratava apenas de uma piada. O líder russo respondeu de imediato: “Não é uma piada, é um aviso.”

Putin acusou ainda a Europa de “histeria” e de usar os incidentes com drones como “manobra de distração” face aos seus próprios problemas internos.

Recorde-se que, nas últimas semanas, vários aeroportos europeus, incluindo o de Munique, foram encerrados temporariamente devido à presença de drones em espaço aéreo restrito. A Polónia chegou mesmo a ativar o artigo 4º da NATO, depois de ter abatido drones russos que violaram o seu território em setembro.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS