
Pequeno milagre sueco: Clube de vila com 1500 habitantes é o novo campeão da Suécia
Um verdadeiro conto de fadas no futebol europeu. O Mjällby AIF, clube da vila piscatória de Hällevik, com pouco mais de 1500 habitantes, sagrou-se campeão sueco pela primeira vez na sua história, protagonizando uma das maiores surpresas do desporto escandinavo.
A proeza ganha ainda mais relevo tendo em conta o percurso do clube. Há menos de uma década, o Mjällby lutava pela sobrevivência na 3.ª divisão, à beira da insolvência. Hoje, ergue o troféu de campeão, com um plantel modesto, composto maioritariamente por jogadores locais e apoiado por uma comunidade que nunca desistiu do sonho.
Com um orçamento reduzido, a equipa conseguiu derrubar gigantes como Malmö, Gotemburgo e Djurgårdens, mantendo uma impressionante regularidade: apenas uma derrota em 27 jogos. A três jornadas do fim, o Mjällby assegurou matematicamente o título e garantiu também presença na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
A vila de Hällevik prepara-se agora para viver uma das maiores festas da sua história, com celebrações marcadas para o estádio Strandvallen, onde tudo começou. O Mjällby poderá ainda tornar-se a localidade com menos habitantes de sempre a participar na fase de qualificação da Liga dos Campeões.
MJÄLLBY AIF ÄR SVENSKA MÄSTARE I FOTBOLL 2025! 🏆
— Sports on HBO Max 🇸🇪 (@sportshbomaxse) October 20, 2025
📲 Se Allsvenskan på HBO Max pic.twitter.com/bTY2kzcJfP