Passageiros de voo da easyJet testemunharam erupção na Islândia
Os passageiros de um voo da easyJet testemunharam e registaram imagens impressionantes da erupção do vulcão Sundhnukur, situado na península de Reykjanes, na Islândia. O evento vulcânico, que já provocou a evacuação de hotéis e residências próximas, é a 10ª erupção nos últimos três anos e a sétima em menos de um ano.
O vulcão Sundhnukur, que permaneceu inativo durante 800 anos até 2021, voltou a despertar, com a lava a atingir o parque de estacionamento da famosa Lagoa Azul. Apesar do espetáculo natural, as autoridades asseguram que a erupção não representa riscos para voos comerciais.
Os especialistas destacam que a atividade recente resulta de uma falha sísmica adormecida que se reativou, sublinhando a singularidade geológica da Islândia, onde fogo e gelo convivem num equilíbrio único.
#Iceland A volcanic eruption on Iceland's Reykjanes Peninsula created a 7-kilometer fissure, sending lava flows toward Grindavík and the Blue Lagoon. This marks the seventh eruption in the region since late 2023 pic.twitter.com/vN3xnyIOva
— The National Independent (@NationalIndNews) November 23, 2024