Passageiro alertou para a falta de 4 parafusos em avião e voo da Virgin Atlantic foi cancelado
No dia 15 de janeiro, o voo VS127, da Virgin Atlantic, que iria de Manchester para Nova Iorque, foi cancelado após um passageiro alertar para a ausência de quatro parafusos numa asa do Airbus A330.
Phil Hardy, o passageiro em questão, notou a falta dos parafusos e, preocupado com a segurança, informou a tripulação. “A minha companheira não estava a gostar da informação que lhe estava a dar e começou a entrar em pânico, estava a tentar tranquilizá-la o mais possível (…) Achei que era melhor mencionar o facto a um comissário de bordo, por precaução”, contou o britânico.
Os engenheiros foram chamados para efetuar verificações antes da descolagem. Embora a Virgin Atlantic afirme que a segurança não foi comprometida, o voo foi cancelado para permitir verificações adicionais. Os passageiros foram acomodados em voos alternativos.
Neil Firth, engenheiro-chefe, esclareceu que o painel afetado era uma estrutura secundária destinada a aprimorar a aerodinâmica da aeronave, afirmando que cada um desses painéis possui 119 fixadores, garantindo que a falta de quatro parafusos não comprometeu a integridade estrutural nem a capacidade de carga da asa. Dessa forma, a aeronave estava considerada segura para operar.
Phil Hardy filmou o momento em que os engenheiros subiram à asa do avião.