O robô humanoide “Ameca” que tem expressões absurdamente realistas… chega a ser assustador!

Depois de ter sido um dos assuntos mais falados durante a CES 2022, a maior feira de tecnologia e inovação do mundo, o robô Ameca sofreu melhorias e o que foi alcançado leva-nos para uma nova era de robôs humanoides.

Esta nova versão tem 12 motores a mais no rosto do que o seu antecessor, o que significa mais expressões faciais. A Engineered Arts, empresa por trás do projeto, partilhou um vídeo com o resultado da implementação destes novos motores.

O robô Ameca agora tem 27 motores no rosto e cinco adicionais no pescoço. Isso inclui 12 nos lábios, dois na mandíbula, quatro na parte ocular, quatro nas pálpebras, quatro nas sobrancelhas e um no nariz. Além disso, dezenas de motores foram adicionados no seu corpo, braços, pulsos e dedos que permitem que ele mova as suas extremidades superiores.

Para atingir esse nível de detalhe, a Engineered Arts trabalhou com tecnologia avançada de captura de movimento para que o robô possa perceber uma expressão facial humana e imitá-la movendo sutilmente os seus motores.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS