
“Mr. Bean” arrasou a cultura de cancelamento: “O propósito da comédia é ofender”
Rowan Atkinson, famoso por interpretar a personagem Mr. Bean, deu uma entrevista ao jornal Irish Times com excertos que se tornaram virais na Internet. O ator, de 67 anos, afirmou que o “trabalho da comédia é ofender”, numa crítica à cultura do cancelamento dos humoristas após o incidente dos Óscares em que Will Smith deu uma bofetada a Chris Rock.

Atkinson partilhou a visão pessoal sobre o assunto referindo que os humoristas deveriam poder fazer piadas sobre “absolutamente qualquer coisa”. “Parece-me que o propósito da comédia é ofender, ou pelo menos ter o potencial para ofender, não lhe podemos tirar esse potencial (…) Todas as piadas têm uma vítima. É essa a definição de piada”, disse o ator.

Acrescentou ainda que existe um número muito pequeno de assuntos que deveriam estar fora da mesa quando o assunto é comédia, rejeitando também que a comédia sirva apenas para troçar dos mais poderosos: “Temos de ter cuidado quando questionamos se podemos fazer piadas sobre determinadas coisas. E se houver alguém arrogante, agressivo, que ocupe um lugar baixo na sociedade? Numa sociedade verdadeiramente livre, devemos poder fazer piadas sobre tudo. Mas nem todas as piadas são para todos”.