“Mr. Bean” arrasou a cultura de cancelamento: “O propósito da comédia é ofender”

Rowan Atkinson, famoso por interpretar a personagem Mr. Bean, deu uma entrevista ao jornal Irish Times com excertos que se tornaram virais na Internet. O ator, de 67 anos, afirmou que o “trabalho da comédia é ofender”, numa crítica à cultura do cancelamento dos humoristas após o incidente dos Óscares em que Will Smith deu uma bofetada a Chris Rock.

Atkinson partilhou a visão pessoal sobre o assunto referindo que os humoristas deveriam poder fazer piadas sobre “absolutamente qualquer coisa”. “Parece-me que o propósito da comédia é ofender, ou pelo menos ter o potencial para ofender, não lhe podemos tirar esse potencial (…) Todas as piadas têm uma vítima. É essa a definição de piada”, disse o ator.

Acrescentou ainda que existe um número muito pequeno de assuntos que deveriam estar fora da mesa quando o assunto é comédia, rejeitando também que a comédia sirva apenas para troçar dos mais poderosos: “Temos de ter cuidado quando questionamos se podemos fazer piadas sobre determinadas coisas. E se houver alguém arrogante, agressivo, que ocupe um lugar baixo na sociedade? Numa sociedade verdadeiramente livre, devemos poder fazer piadas sobre tudo. Mas nem todas as piadas são para todos”.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS