
Maniche e Rui Santos entram em guerra em direto e moderadora é obrigada a intervir
Maniche e Rui Santos protagonizaram um momento de alta tensão em direto na CNN Portugal, num debate que rapidamente descambou para uma troca acesa de acusações. Tudo começou quando o ex-internacional português acusou Rui Santos de desvalorizar as conquistas do FC Porto nas décadas de 80, 90 e 2000, insinuando que o comentador tendia a justificar o sucesso dos azuis e brancos com “questões fora das quatro linhas”.
“Não te admito a ti, nem a ninguém, que nós só ganhámos pelas arbitragens!”, atirou Maniche, num tom de voz elevado e carregado de emoção. Rui Santos não deixou passar a crítica e respondeu de imediato, afirmando que não iria permitir que o ex-jogador tentasse “branquear uma história que toda a gente conhece”, numa clara referência ao mediático caso Apito Dourado. “Não te admito isso!”, rematou o comentador, levantando também o tom da discussão.
A troca de palavras gerou um momento constrangedor no estúdio, perante o olhar atento da jornalista Catarina Cardoso, que tentava acalmar os ânimos. O tema em análise eram as recentes declarações de Frederico Varandas, em resposta às queixas do Benfica sobre alegados favorecimentos ao Sporting, mas rapidamente o foco desviou-se para a velha rivalidade entre os grandes e o passado do futebol português.
Maniche, que representou FC Porto, Benfica e Sporting, defendeu com convicção o mérito dos títulos conquistados pelos dragões, incluindo as vitórias na Liga dos Campeões e na Taça UEFA, sublinhando que o clube “foi mais competente dentro de campo”. Rui Santos, por seu lado, acusou o antigo médio e outros jogadores da época de terem contribuído para as más práticas do futebol nacional com o seu silêncio.
Porrada no palhaço! pic.twitter.com/boWMmP2jdy
— Nelson Gomes (@thenelsonpe) September 30, 2025