
Lendária discoteca Pacha Ofir vai reabrir após 5 anos encerrada
Depois de cinco anos de portas fechadas, a lendária discoteca Pacha Ofir, em Esposende, prepara-se para regressar à vida noturna, agora com um novo nome: UPS Ofir.
O espaço, que marcou gerações durante 28 anos com festas épicas e DJs de renome mundial como Carl Cox, DJ Vibe, Black Coffee, Erick Morillo, Roger Sanchez, David Morales ou Pete Tong, foi um verdadeiro ícone da música eletrónica em Portugal.
Com uma capacidade para 10 mil pessoas, cinco pistas de dança, restaurante e um parque de estacionamento para 7500 carros, o Pacha Ofir era um dos maiores e mais sofisticados clubes do país, rodeado por pinhal e a dois passos da praia.
Numa publicação partilhada nas redes sociais foi divulgado um vídeo enigmático com tom nostálgico e promissor, dizendo: “É um verdadeiro templo da música e está parado, mas não por muito tempo”.
Apesar de ainda não haver data oficial para a reabertura, o anúncio já despertou grande entusiasmo entre os antigos frequentadores, que inundaram as redes sociais com memórias e comentários emocionados sobre noites inesquecíveis que ali viveram.
Inaugurado a 13 de agosto de 1992 por José Manuel Vieira, o Pacha Ofir foi durante muitos anos uma referência nacional e internacional, chegando a ser eleito, em 1999, uma das 21 melhores discotecas do mundo pela revista britânica Musik.
A discoteca operava sob a marca internacional Pacha, criada em 1967 por Ricardo Urgell, e que ganhou fama mundial com o emblemático Pacha Ibiza. Em 2017, a marca foi vendida ao fundo de investimento Trilantic Capital Partners.