Jovem portuguesa está na corrida ao primeiro Miss Inteligência Artificial

Uma jovem de “origem” portuguesa está na corrida ao primeiro Miss Inteligência Artificial. A criação vencedora será conhecida este mês e receberá um prémio de 19 mil euros.

O concurso contou com 1500 candidaturas e apenas dez chegaram à final. Trata-se de um concurso de beleza para modelos criadas através de inteligência artificial (IA), organizado pela plataforma Fanvue, uma rede social com sede no Reino Unido. Embora as concorrentes sejam criações virtuais, o prémio é real: 20 mil dólares (cerca de 19 mil euros ao câmbio atual).

Nesta edição de estreia, a finalista portuguesa chama-se Olívia C. e descreve-se como uma “influencer” que conta com mais de 12 mil seguidores no Instagram. Olívia foi criada através do software Midjourney, com aperfeiçoamentos no Adobe AI.

As outras finalistas incluem Kenza Layli (Marrocos), Anne Kerdi (França), Zara Shatavari (Índia), Aiyana Rainbow (Roménia), Lalina (França), Seren Ay (Turquia), Asena Ilik (Turquia), Eliza Khan (Bangladesh) e Ailya Lou (Brasil).

O júri, composto pelo investidor Andrew Bloch, a autora Sally-Ann Fawcett, e as modelos criadas por IA Aitana Lopez e Emily Pellegrini, avaliará a beleza, os pormenores da criação e a influência nas redes sociais.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS