
José Mourinho chora ao recordar Jorge Costa: “É parte da minha história que vai embora”
José Mourinho não conseguiu esconder a emoção ao falar sobre Jorge Costa, durante a conferência de imprensa desta terça-feira, na véspera do jogo do Fenerbahçe. O treinador português foi profundamente abalado pela morte do antigo capitão do FC Porto, figura com quem partilhou conquistas históricas e uma ligação muito para além do futebol.
“É parte da minha história que vai embora”, começou por dizer Mourinho, visivelmente comovido. “Há capitães e há líderes. Não é sobre a braçadeira, é sobre o que representas. O Jorge Costa era daqueles que limpava o lixo e deixava o treinador fazer o seu trabalho como treinador, não como líder do balneário. Isso é a perfeição para um treinador”.
O técnico preferiu colocar o futebol em segundo plano, focando-se no homem que conheceu de perto: “Vamos esquecer o futebolista e focar-nos no Jorge Costa, nos seus filhos, que conheci… Estou muito triste”.
Apesar do momento difícil, Mourinho garantiu que irá cumprir o que acredita ser a vontade do amigo: “Estou aqui porque, se ele pudesse falar comigo agora, diria-me para jogar amanhã e ganhar. Isso era o Jorge. Tenho um trabalho para fazer. Posso chorar amanhã”.
José Mourinho won in 2004 de Champions League met FC Porto. Jorge Costa was toen zijn aanvoerder. De voormalig profvoetballer overleed vandaag op 53-jarige leeftijd aan een hartstilstand. pic.twitter.com/rzSHknimIp
— Voetbalzone (@voetbalzonenl) August 5, 2025