João Neves e Madalena Aragão dão a cara por campanha que apela ao voto dos portugueses no estrangeiro

João Neves e Madalena Aragão são os rostos da nova campanha do Governo português que pretende mobilizar os cidadãos a viver no estrangeiro para votarem nas próximas eleições presidenciais, marcadas para 18 de janeiro de 2026.

O internacional português, atualmente a jogar no Paris Saint-Germain, e a atriz Madalena Aragão, sua namorada, protagonizam o vídeo oficial da iniciativa, gravado em Paris. Com apenas 21 anos, João Neves irá votar pela primeira vez numa eleição presidencial e aproveitou a experiência pessoal de residir fora do país para ajudar a sensibilizar outros emigrantes.

No vídeo, o casal aparece a consultar online os cadernos eleitorais e a deslocar-se ao Consulado português na capital francesa, onde o jogador se inscreve para exercer o direito de voto. O Governo lembra nas redes sociais que os cidadãos portugueses que residem fora do país devem confirmar o seu local de voto em www.recenseamento.pt e, caso pretendam votar num posto consular, têm até 18 de novembro para se recensearem.

A campanha surge como resposta à elevada abstenção registada nas últimas presidenciais. Em janeiro de 2021, quando Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito, a taxa de abstenção entre os eleitores portugueses no estrangeiro ultrapassou os 98%, com apenas cerca de 29 mil votos expressos entre mais de um milhão e meio de eleitores inscritos.

A Comissão Nacional de Eleições já tinha considerado prioritária uma ação de esclarecimento dirigida às comunidades portuguesas, com o objetivo de reduzir o absentismo e reforçar a participação cívica.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS