Imagens raras do concerto dos Nirvana no Pavilhão Dramático de Cascais em 1994

Faz hoje 30 anos que morreu Kurt Cobain, o fundador dos Nirvana e a maior voz da geração grunge, deixando para trás um legado musical que continua a influenciar gerações.

Kurt Cobain nasceu em 1967 em Aberdeen, Washington, EUA. Em 1987 nasciam os Nirvana, juntamente com o baixista Krist Novoselic e o baterista Dave Grohl. A banda rapidamente tornou-se no motor do movimento grunge de Seattle, conquistando sucesso mundial com o álbum “Nevermind”.

Cerca de 2 meses antes da morte de Cobain, os Nirvana realizaram uma memorável atuação em Portugal, mais propriamente no Pavilhão Dramático de Cascais, que tinha capacidade para 9 mil lugares e na época era a maior sala de espectáculos do país.

Os bilhetes estavam esgotados há meses e segundo Ricardo Casimiro, promotor do concerto, se houvesse disponibilidade de datas os Nirvana poderiam ter feito três ou quatro concertos em Portugal.

Os Buzzcoks, referência do punk britânico e apreciados pelos Nirvana, abriram o espetáculo. A banda liderada por Cobain apresentou uma seleção de músicas dos seus três álbuns de estúdio, incluindo os sucessos “Smells Like Teen Spirit” e “Come As You Are”.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS