
Idoso comove-se ao interagir com assistente virtual Alexa após sofrer AVC
Um homem natural de Barão de Cotegipe, no norte do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, está a comover milhares de pessoas nas redes sociais.
Depois de ter sido vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o idoso ficou visivelmente emocionado ao experimentar, pela primeira vez, as funcionalidades de uma assistente virtual. O momento foi registado em vídeo pelo filho e acabou por se espalhar rapidamente na Internet.
Em declarações ao portal g1, Jeferson Prates contou que decidiu oferecer ao pai, Zibrail de Moraes, de 79 anos, um dispositivo Alexa para o ajudar em tarefas simples do quotidiano. No entanto, não esperava que a experiência despertasse tantas emoções.
No vídeo é possível ver Zibrail a pedir à assistente virtual para reproduzir uma música do seu cantor preferido, indicar as horas e informar sobre o estado do tempo. Segundo Jeferson, a comoção surgiu por o pai se sentir compreendido pela tecnologia, mas também pelo valor emocional da música escolhida, que o transporta à sua terra natal.
“Há certas memórias que o fazem chorar, como recordar o local onde viveu ou a comunidade a que pertenceu. No caso da Alexa, penso que a emoção se deve, em grande parte, à forma como o aparelho responde às suas perguntas, e especialmente às letras da música”, explicou o filho.
“Temos recebido muitas mensagens de carinho. Mostrei-lhe os comentários e disse-lhe que se tinha tornado conhecido. Ele fica contente, embora não compreenda muito bem o significado dos números”, acrescentou.