Homem sem noção do perigo salta do barco para cima de orca na Nova Zelândia
Um homem de 50 anos foi filmado a saltar de uma embarcação de recreio na costa de Devonport, em Auckland, numa tentativa de tocar ou atingir uma orca, segundo as autoridades da Nova Zelândia.
O vídeo, partilhado inicialmente no Instagram em fevereiro e reproduzido pelo Departamento de Conservação do país nesta segunda-feira, mostra o homem a mergulhar na água onde estavam uma orca adulta e uma cria. No vídeo, o homem afirma ter conseguido tocar no animal, recebendo aplausos das pessoas a bordo da embarcação.
“O vídeo deixou-nos atordoados. Além da tentativa inicial de mergulhar sobre o animal, o homem permanece na água e depois nada novamente em direção a ele, numa segunda tentativa de tocá-lo. Este é um comportamento estúpido e demonstra um desrespeito chocante pelo bem-estar da orca. É extremamente irresponsável”, declarou Hayden Loper, investigador principal do Departamento de Conservação da Nova Zelândia, em comunicado.
Loper enfatizou que “as orcas são animais imensamente poderosos” e que a situação “poderia ter terminado de forma horrível – com a baleia assustada e ferida ou o homem ferido pelo animal agitado”.
A situação configura uma clara violação da Lei de Proteção aos Mamíferos Marinhos da Nova Zelândia. A legislação considera as orcas como baleias e proíbe nadar, perturbar ou assediar qualquer mamífero marinho.
As autoridades foram notificadas do incidente após denúncias de utilizadores que viram o vídeo nas redes sociais. O homem foi identificado e multado em 600 dólares neozelandeses (cerca de 338 euros).