Guarda Costeira partilha registo sonoro da alegada implosão do Titan

A Guarda Costeira dos Estados Unidos revelou, na passada sexta-feira, uma gravação de 20 segundos que se acredita registar o momento da implosão do submersível Titan, que vitimou cinco pessoas em junho de 2023 durante uma expedição aos destroços do Titanic.

De acordo com as autoridades, o áudio foi captado por um gravador acústico passivo ancorado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), a cerca de 900 milhas do local do acidente. A gravação sugere que a implosão ocorreu pelas 9h34 locais, cerca de 90 minutos após o Titan ter iniciado a descida às 8h00 ao largo da costa da Terra Nova, no Canadá.

O desaparecimento do Titan foi anunciado a 18 de junho de 2023, e após quatro dias de buscas, as autoridades confirmaram a implosão do submersível, declarando a morte dos cinco passageiros a bordo. Entre as vítimas estava Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate Expeditions e piloto do Titan, acompanhado do empresário paquistanês Shahzada Dawood e do filho Suleman Dawood, do milionário britânico Hamish Harding, e do especialista no naufrágio do Titanic, Paul-Henry Nargeolet.

O Titan era um submersível com 6,5 metros de comprimento e 3 metros de largura, pesando mais de 10 toneladas. Construído em fibra de carbono e titânio, alcançava uma velocidade de 5,5 km/h graças aos seus quatro propulsores. A tragédia ocorreu durante uma expedição organizada pela OceanGate Expeditions, cuja missão era proporcionar aos passageiros uma experiência única junto aos destroços do Titanic.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS