GNR apreende duas cobras pítons numa casa em Peniche… multa pode ir até aos 200 mil euros

No dia 25 de junho, a Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha, identificou um homem de 49 anos no concelho de Peniche por posse ilegal de espécies perigosas.

Esta ação resulta de um esforço contínuo para monitorar e controlar a detenção de animais que podem representar um risco para a segurança pública e a biodiversidade.

“O Comando Territorial de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha, no dia 25 de julho, identificou um homem de 49 por detenção proibida de espécies perigosas, no concelho de Peniche.

No âmbito de inquérito que decorria por detenção proibida de espécies perigosas, os elementos do SEPNA, em conjunto com elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), deram cumprimento a um mandado de busca domiciliária, no decorrer do qual foi detetado um exemplar de espécie perigosa Piton-reticulada “Python reticulatus”, da família Pythonidae e um exemplar de espécie perigosa Piton-indiana “Python molurus”, da família Pythonidae.

No seguimento da ação, os espécimes foram apreendidos e uma vez que a sua detenção é proibida, ao abrigo da Portaria n.º 86/2018, de 27 de Março, foi elaborado o respetivo auto de contraordenação por detenção proibida de dois exemplares vivos de espécies perigosas, o qual será enviado ao ICNF, enquanto entidade administrativa responsável, e cuja coima máxima poderá ir até aos 200 mil euros.

Os espécimes apreendidos foram entregues no Parque Zoológico de Lagos, por decisão do ICNF.”

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS