Gafe de Bush torna-se viral depois de condenar a invasão da Rússia “ao Iraque”

George Bush, antigo presidente dos Estados Unidos da América, cometeu ontem uma gafe durante um evento em Dallas, que rapidamente se tornou viral. Com o intuito de condenar a invasão da Rússia à Ucrânia, o ex-presidente dos EUA acabou por condenar a “brutal e injustificada invasão do Iraque”.

“As eleições russas são manipuladas. Os opositores políticos são presos ou de outra forma eliminados durante o processo eleitoral”, começou por afirmar o 43.º presidente dos EUA, num discurso no Bush Presidential Center na Southern Methodist University, no Texas.

“O resultado é uma ausência de controlos e equilíbrios na Rússia, e a decisão de um homem de levar avante uma invasão totalmente injustificada e brutal no Iraque”, acrescentou, corrigindo rapidamente o erro. “Quer dizer, da Ucrânia”. 

Bush afirma ainda, em voz baixa, “também do Iraque” e, após se ouvirem risos na sala, acrescenta “75”, justificando o lapso numa clara alusão à sua idade.

De recordar que em 2003, os EUA, com liderança de Bush, invadiu o Iraque em resposta ao ataque de 11 de setembro de 2001 e a alegações de que o país tinha armas de destruição em massa.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS