Empresário compra banana colada a uma parede por 5,9 milhões de euros

A obra controversa “Comedian”, do artista italiano Maurizio Cattelan, composta por uma simples banana presa a uma parede com fita adesiva, foi leiloada em Nova Iorque por 6,2 milhões de dólares (cerca de 5,9 milhões de euros).

O comprador foi Justin Sun, fundador da criptomoeda TRON, que adquiriu um certificado de autenticidade que lhe permite recriar a obra em qualquer parede.

O leilão, que começou com uma licitação de 800 mil dólares, rapidamente escalou, alcançando valores impressionantes, até fechar nos 5,2 milhões de dólares, aos quais se somaram um milhão em taxas.

O leiloeiro Oliver Barker não escondeu o espanto: “Cinco milhões de dólares por uma banana! São palavras que nunca pensei dizer”.

Sun descreveu a aquisição como um reflexo da cultura contemporânea, ligando a arte, os memes e a comunidade das criptomoedas. “Comedian” já tinha gerado atenção global desde a sua estreia em 2019, quando foi vendida por 120 mil dólares e causou debates sobre o valor e o propósito da arte contemporânea.

Maurizio Cattelan, conhecido por provocar reflexões com obras inusitadas, vive em Nova Iorque. Entre outras peças notáveis, destaca-se uma sanita em ouro maciço instalada no Museu Guggenheim em 2016 e “A Nona Hora”, uma estátua de cera do Papa João Paulo II atingido por um meteorito, exibida em 1999.

“Comedian”, simultaneamente criticada e elogiada, continua a desafiar convenções e a redefinir os limites da arte moderna, mesmo que, de vez em quando, a banana seja comida, algo que já aconteceu duas vezes desde a sua criação.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS