“É uma tontice”: Marques Mendes apresenta dados e critica aumento do IUC
O anunciado aumento do IUC não agradou aos portugueses no geral e cerca de 330 mil pessoas já subscreveram uma petição a pedir que a medida não avance. Entretanto, no último domingo, no seu espaço habitual na SIC, Luís Marques Mendes comentou que a proposta de aumento do IUC a partir de 2024 provavelmente será alterada.
Marques Mendes argumentou que a proposta é desnecessária e não resolverá os problemas subjacentes, criticando a ideia de que o aumento do IUC incentivaria as pessoas a trocarem os seus carros por modelos menos poluentes, alegando que aqueles com carros mais antigos, anteriores a 2007, não os mantêm por escolha, mas devido à falta de recursos financeiros.
@portugal100igual O agravamento do IUC nos veículos a gasóleo anteriores a julho de 2007 pode chegar a 1746%. Nos carros a gasolina, a subida é mais modesta. Porém, o imposto não pode subir mais de 25 euros por ano. #fyp #desgoverno #iuc ♬ som original – Anidrido Carbónico
O comentador e político apresentou ainda dados que mostram que mais de 50% dos veículos do Estado, que são isentos do pagamento de IUC, têm mais de 16 anos, questionando por que o Estado não dá o exemplo na adoção de veículos menos poluentes.
Marques Mendes a deixar tudo claro. #iuc pic.twitter.com/mv8eZuL3n7
— Bun Namazu (@bunamazu) October 22, 2023
“Não estou a dizer que é uma estupidez, porque não quero ser desagradável com ninguém. É uma tontice introduzir esta questão”, criticou Marques Mendes, argumentando que agravar o IUC “não vai resolver problema nenhum”.
A opinião de Marques Mendes ganhou destaque nas redes sociais nas últimas horas.
O comentador da SIC, no habitual espaço de análise no Jornal da Noite, comentou a polémica sobre o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC), previsto no Orçamento do Estado. Para Luís Marques Mendes, a medida do Governo criou “descontentamento, divisão e desconforto”.
— SIC Notícias (@SICNoticias) October 22, 2023
Saiba… pic.twitter.com/x3J6qyciEi