Crianças com autismo entraram em campo com Sporting CP e FC Porto em prol da inclusão
A primeira meia-final da Allianz CUP, entre Sporting CP e FC Porto, destacou-se como uma celebração da inclusão, promovida pela Fundação do Futebol – Liga Portugal em colaboração com os projetos Smile It’s Autism e Mother Talks.
No Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa, os jogadores entraram acompanhados por 12 crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), que usaram auscultadores para isolamento de estímulos sonoros, permitindo-lhes vivenciar o espetáculo de forma mais confortável. Reforçando a mensagem de inclusão, os capitães de equipa também exibiram os auscultadores, simbolizando o apoio ao autismo e a ideia de que o futebol é para todos.
Cada criança teve a companhia de um amigo, tornando a experiência ainda mais especial. Esta iniciativa não só promove a inclusão, mas também sensibiliza para os desafios enfrentados por crianças com PEA e as suas famílias, destacando a importância de uma sociedade mais informada e solidária.
Os projetos Smile It’s Autism e Mother Talks foram parceiros nesta ação. O primeiro é uma comunidade virtual com mais de 450 pais e mães que partilham experiências e oferecem apoio mútuo. Já o Mother Talks foca-se em acolher famílias atípicas, especialmente após o diagnóstico, promovendo estratégias e autocuidado.
Entrada em campo das equipas com crianças autistas e auscultadores alertando para o Autismo.
— Pedro Cardoso (@ccmp04) January 7, 2025
Todos as mães, pais e demais que lidam com eles têm de se sentir representados e orgulhosos.
Eles merecem fazer parte do espetáculo com condições nos estádios, como qualquer outra pessoa. pic.twitter.com/yBmXrTwqYW