Comandante da GNR de Odemira salvou bebé de sufocar em Vila Nova de Milfontes

O comandante da GNR de Odemira, primeiro-sargento Carvalho, salvou uma criança com pouco mais de um ano de morrer asfixiada por uma peça de plástico que tinha engolido em Vila Nova de Milfontes.

Lê o comunicado na integra do Comando Territorial de Beja:

“A obstrução da via aérea (OVA) nas crianças é uma situação frequente principalmente durante a alimentação ou quando as crianças estão a brincar com objetos de pequenas dimensões.

No dia de ontem, em V. N. Milfontes, pelas 09h55, militares do Destacamento Territorial Odemira depararam-se com uma criança de 1 ano idade com dificuldades respiratórias, devidamente acompanhada pelos seus progenitores.

Contactada a linha 112 para ser prestado auxílio à criança, o 1º Sargento Carvalho, apercebendo-se das comunicações, acorreu rapidamente ao local e procedeu à Manobra de Heimlich, permitindo à criança recuperar a respiração, mantendo-a estável até chegada de socorro.

A criança, após ter sido assistida no local pelos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes, foi transportada para o Hospital onde lhe foi desobstruída a via aérea, ficando a mesma restabelecida.

Fica o nosso reconhecimento ao 1.º Sargento Carvalho pela sua atitude e perspicácia, sublinhando os valores de altruísmo e abnegação que norteiam os militares da Guarda.”

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS