Cientista partilha foto de uma rodela de chouriço como sendo a da estrela mais próxima do sol

Uma foto supostamente feita pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST) da NASA, chamou a atenção nas redes sociais no início de agosto. A imagem mostrava um objeto espacial circular em tons avermelhados, que foi relacionada a Alpha Centauri C, a estrela mais próxima do Sol, que está a 4,2 anos-luz de distância da Terra. 

A imagem foi divulgada por um cientista de renome, Étienne Klein, diretor no Comissariado de Energia Atómica e Energias Alternativas da França. Porém, passado alguns dias, Étienne revelou que tudo não passava de uma brincadeira e que a imagem recém obtida pelo Webb era, na verdade, uma rodela de chouriço.

“Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz da Terra. Ela foi tirada pelo JWST. Este nível de detalhe… Um novo mundo é revelado dia após dia”, escreveu Klein.

Passados alguns dias, o cientista enfim disse que a publicação era “uma forma de diversão”. Mas teve gente que não gostou da “brincadeira”.

“A piada é engraçada. Mas quando é publicada por você, torna-se enorme! O seu nome fornece uma garantia para que não seja necessário verificar as informações”, escreveu um dos vários seguidores no Twitter.

Diante da repercussão da polémica, o cientista fez então um pedido de desculpas e explicou que era uma forma de “incentivar o cuidado”, uma vez que imagens falsas circulam nas redes sociais a toda a hora.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS