Cegonhas constroem “prédio” com dois metros e atraem turistas em Espanha

Uma inusitada atração turística está a conquistar curiosos em Burgos, Espanha: um ninho de cegonhas com cerca de dois metros de altura e um peso estimado de uma tonelada. A estrutura, construída por gerações de cegonhas-brancas no topo de uma antiga chaminé inclinada, tornou-se uma paragem obrigatória para quem passa pela região.

Em vez de afugentar as aves, o proprietário do terreno, Nicolás Serna, optou por reforçar a chaminé com aço e betão, com o apoio da autarquia, para garantir a segurança da estrutura. “Parece que são engenheiras. Sabem equilibrar o ninho apesar da torre estar torta”, afirmou, em declarações ao jornal El País.

O ninho, que mais parece um autêntico edifício de três andares feito de ramos e pacientemente sobreposto por diferentes gerações, é agora o lar de um casal de cegonhas com duas crias.

A zona tornou-se tão popular que já há relatos de carros a parar constantemente e até de um jovem que tentou subir à estrutura, o que levou Nicolás a alertar para os perigos da construção em tijolo.

Raúl Izquierdo, presidente da câmara de Quintanilla del Agua, reforça a importância do ninho como símbolo da aldeia e vê na preservação da estrutura uma forma inteligente de atrair visitantes e promover o turismo rural.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS