Casal tirou fotos que mostram a diferença de 15 anos nos Alpes suíços no mês de agosto

Duncan Porter, um turista britânico, partilhou um par de fotografias que destacam a dramática transformação do glaciar do Ródano nos Alpes suíços devido ao aquecimento global. As imagens, tiradas com uma diferença de 15 anos, rapidamente se tornaram virais nas redes sociais.

Porter, programador de software de Bristol, publicou as fotos na rede social X, acompanhadas de uma legenda emotiva: “Quinze anos menos um dia entre estas fotografias. Tirada hoje no glaciar do Ródano, na Suíça. Não vou mentir, fez-me chorar”.

As fotografias, capturadas em agosto de 2009 e no domingo, 4 de agosto de 2024, mostram uma paisagem transformada. Na imagem de 2009, o glaciar está coberto de gelo branco, enquanto na foto mais recente, as rochas cinzentas e um lago verde emergem onde antes havia apenas gelo.

Porter e a sua esposa, Helen, tiraram a foto original junto a um miradouro próximo de um hotel que entretanto fechou. A imagem, pendurada na cozinha do casal durante anos, era algo que queriam partilhar com as suas filhas adolescentes. “Obviamente, as circunstâncias desta fotografia eram drasticamente diferentes. Achei que era realmente inacreditável”, disse Helen.

“Muitas pessoas, quando veem algo assim, sentem-se bastante impotentes (…) Mas, pela minha experiência, há muito que podem fazer”, acrescentou Porter, que integra o comité de um grupo de ação climática no sudoeste de Inglaterra.

As estatísticas oficiais indicam que a Suíça perdeu um terço do seu volume de glaciares desde 2000, com 10% desse volume a desaparecer apenas nos últimos dois anos.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS