Casal regista meteorito e som raro após notar pó na atmosfera e marcas à entrada da casa

Laura Kelly e o seu companheiro ficaram surpreendidos ao regressar a casa, após uma caminhada noturna em julho, e encontrar o passeio coberto de pó e detritos estranhos. Intrigados, verificaram as imagens da câmera de segurança e viram algo a embater contra a entrada de casa, seguido de uma nuvem de fumo e um estrondo.

O casal reportou o incidente ao Sistema de Relatórios de Meteoritos da Universidade de Alberta. Chris Herd, especialista da instituição, analisou amostras dos destroços e confirmou agora tratar-se de um meteorito com origens interestelares.

Segundo a NASA, cerca de 43.500 quilos de detritos espaciais semelhantes atingem a Terra diariamente, mas é muito mais provável que caiam em oceanos do que em áreas habitadas. Este caso é único por ser das raras vezes em que o impacto de um meteorito é captado em vídeo, com som incluído.

A rocha espacial foi registada oficialmente e recebeu o nome Charlottetown, em homenagem à cidade da Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá, onde ocorreu o impacto.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS