Carro elétrico chinês conquista “zero” estrelas nos testes de segurança da Latin NCAP

O LatinNCAP, entidade independente que promove testes de colisão com veículos vendidos na América Latina e no Caribe, à semelhança do que acontece na Europa com a EuroNCAP, divulgou recentemente os resultados da sua última rodada de avaliações do ano, entre eles estava o JAC E10x, Kia Sportage e Mitsubishi Outlander.

Mas foi o JAC E10x (também conhecido como EJS1 e E-S1), o compacto chinês, que surpreendeu… pela negativa. Com apenas dois airbags frontais e sem controlo eletrónico de estabilidade (ESC) na lista de equipamentos, o pequenino JAC E-JS1 obteve o resultado mais decepcionante da rodada, recebendo zero estrelas.

Além dos testes tradicionais de impacto frontal, lateral, traseiro e protecção dos peões em caso de atropelamento, houve ainda uma avaliação do sistema de corte de emergência para evitar riscos de choque elétrico, que não funcionou, segundo a entidade.

O citadino da JAC teve 0% na defesa dos adultos instalados à frente. A protecção das crianças devidamente instaladas mereceu somente 6,34% e a dos peões 20,25%. 

Para se ter uma ideia do descalabro, é bom recordar que um citadino europeu de dimensões similares, como o Seat Arona, foi avaliado nos precisos campos com 83%, 83% e 66%.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS