
Câmara de Tesla filmou roubo em Lisboa e ajudou PSP a deter assaltante
Um homem de 35 anos foi detido pela PSP em Lisboa, na passada terça-feira, dia 13 de maio, por estar envolvido em dois roubos — um deles com agressões e outro por esticão. Os crimes ocorreram na madrugada de 10 de maio e foram cruciais para a investigação, uma vez que foram captados pelas câmaras de vigilância de um Tesla em serviço TVDE.
O momento mais dramático aconteceu no Poço do Borratém, onde o suspeito roubou o telemóvel a um turista e acabou por provocar-lhe uma queda quando este o tentou perseguir. O incidente foi amplamente partilhado nas redes sociais graças às imagens recolhidas pela câmara do Tesla, que circulava na zona e captou tudo.
Com base nas imagens, os investigadores conseguiram identificar e localizar o assaltante, que já tinha antecedentes por furtos e roubos. Foi presente a tribunal e ficou em prisão preventiva, a medida de coação mais grave.
A PSP confirmou ainda que o mesmo indivíduo tentou roubar outro homem a 1 de abril, na Avenida Almirante Reis, agredindo a vítima com um soco, embora sem sucesso.
Curiosamente, o roubo do turista foi apenas um dos dois crimes cometidos quase em simultâneo nessa noite e ambos foram captados pela mesma viatura. O autor do segundo roubo, que furtou a mala de uma passageira do TVDE enquanto a viatura parava para ajudar a primeira vítima, já tinha sido detido anteriormente e também se encontra em prisão preventiva.
A PSP sublinhou que este tipo de investigações são prioritárias e reforçam o sentimento de segurança junto da população, além de representarem uma forte dissuasão para potenciais assaltantes.