Bomba de 5,4 toneladas da 2ª Guerra Mundial explodiu enquanto era desativada na água

Uma bomba britânica, lançada na 2ª Guerra Mundial, explodiu anteontem na Polónia enquanto especialistas tentavam desativá-la. O explosivo, que estava debaixo da água, tinha 6 metros de comprimento e 5,4 toneladas, e foi lançado por aviões da Força Aérea Real durante um ataque a um navio alemão, em 1945.

A bomba, apelidada de Tallboy, foi encontrada em setembro de 2019 num canal que leva ao porto da cidade de Szczecin, usado pelos nazistas durante a guerra.

Mais de 750 pessoas tiveram de ser evacuadas para a operação de desativação, já que ela estava localizada ao sul de um popular resort, em Swinoujscie.

As forças navais polacas usaram um dispositivo remoto para tentar desativar a bomba — uma técnica que, se tiver sucesso, queima a carga explosiva sem causar a sua detonação.

O procedimento não deu certo, e a bomba explodiu. Mas, felizmente, ninguém se feriu e não houve danos às estruturas da cidade. Dessa forma, a ameaça foi considerada “neutralizada” com sucesso pelas autoridades polacas.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS