BMW divulga novo X6 com o material mais preto do planeta

A BMW vai apresentar a nova versão do X6 no Salão de Frankfurt em estreia absoluta e vai fazê-lo mostrando uma edição única do seu SAC… com uma pintura única que o torna no automóvel mais preto do planeta.

O “responsável” é o Vantablack, um novo tipo de revestimento que consegue absorver até 99,965% da luz, eliminando qualquer reflexo e criando um nível de preto impossível de alcançar com outros materiais.

O Vantablack, que resulta do acrónimo VANTA (Vertically Aligned Nano Tube Array) e Black (preto), é uma uma substância de nanotubos de carbono. Cada um destes nanotubos tem apenas 14 a 50 micrómetros de extensão e 20 nanómetros de diâmetro. Estamos a falar de algo que é cerca de 5 mil vezes mais fino do que um fio de cabelo!

Em principio esta “moda” não vai pegar, pois este revestimento acaba por esconder todas as linhas dos automóveis, quase como se estivéssemos a olhar para algo bidimensional e ainda mais importante, utilizá-lo à noite poderia tornar-se numa decisão particularmente arriscada, já que praticamente não reflecte luz.

Desta forma, este X6 hiper-mega-preto não passa de uma experiência e não existe indicação de que possa chegar ao mercado. Mesmo assim, Hussein Al Attar, designer do novo BMW X6, não tem dúvidas de que este é um acabamento especial.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS