Auxiliar de lar causa indignação com vídeo e acaba despedida… “Ela está mais morta do que viva”

Uma auxiliar de um lar de idosos em Azuqueca de Henares, Espanha, foi despedida após a divulgação de um vídeo no TikTok em que filmava uma das utentes e afirmava: “Está mais morta do que viva”.

No vídeo, Lorena Martín diz que se sente “doente por vir dar de comer a esta mulher” e acrescenta que a idosa acamada “parece saída de um filme de terror”. A funcionária também afirma que “ficar sozinha com ela dá-me impressão” e revela ter “muito medo desta mulher”.

As imagens, que não foram divulgadas pela própria auxiliar, foram partilhadas por outra utilizadora que denunciou o comportamento da trabalhadora. O vídeo rapidamente se tornou viral e gerou revolta entre a direção do lar e colegas de trabalho.

@anaisp28777777777 Lorena martin Esta cuidadora está maltratando y humillando a una residente en una residencia de mayores. Le habla con desprecio, le dice que da miedo, la llama 'muerta en vida' y se burla de su estado. Lorena martin #viral_video #Viral #azuqueca #guadalajaraespaña #maltratofisicoypsicologico #justicia #lorenamartinez ♬ sonido original – user03198745735

O lar abriu um processo disciplinar e a auxiliar foi despedida com efeitos imediatos. A instituição também apresentou queixa junto da Guardia Civil, enquanto o sindicato dos auxiliares médicos considerou as declarações como um sinal de “indiferença e desdém” para com os idosos.

A direção do lar entrou em contacto com a família da utente e emitiu um comunicado para as restantes famílias, garantindo que este foi um caso isolado, já resolvido, e que não voltará a acontecer.

“Quem nos conhece sabe que há muitos anos nos dedicamos de corpo e alma ao cuidado e carinho dos idosos que vivem connosco, e não seria justo que essa dedicação fosse manchada pelas ações desta pessoa, que não nos representa de todo”, lê-se no comunicado.

A trabalhadora foi aconselhada a não voltar ao serviço e foi denunciada às autoridades por alegado assédio, segundo o jornal ABC.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS