Animal terrestre mais velho do mundo celebrou 191 anos

Jonathan, uma tartaruga gigante das Seychelles (Aldabrachelys gigantea hololissa), continua a ser considerado o animal terrestre mais velho do mundo. Estima-se que ele tenha nascido por volta de 1832, tornando-o, no mês passado, um notável sobrevivente de 191 anos.

Esta estimativa é baseada em informações disponíveis quando foi oferecida ao governador de Santa Helena, no Atlântico Sul, em 1882, e já tinha cerca de 50 anos na época.

A tartaruga gigante Jonathan vive na remota ilha de Santa Helena desde 1882, quando foi presenteada ao governador William Grey-Wilson. A idade de Jonathan foi confirmada por uma fotografia antiga, tirada entre 1882 e 1886, mostrando-o a pastar nos jardins da residência do governador.

A data de nascimento oficial de Jonathan foi estabelecida como 4 de dezembro de 1832 em novembro de 2022, pelo governador Nigel Phillips, do território ultramarino britânico de Santa Helena.

Apesar da sua longevidade impressionante, Jonathan enfrenta desafios devido à sua idade avançada, como rugas, cegueira causada por cataratas e perda de olfato.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS