Anel metálico com 500 kg caiu do espaço numa aldeia no sul do Quénia
Moradores da região de Makueni, no sul do Quénia, viveram momentos de tensão quando um anel metálico de meia tonelada e 2,5 metros de diâmetro caiu do céu, provocando um forte estrondo. Apesar do impacto, não houve feridos nem danos materiais.
A Agência Espacial do Quénia (KSA) suspeita que o objeto seja um anel de separação de um veículo de lançamento espacial. Num comunicado divulgado na rede social X, a KSA informou que protegeu a área e recolheu os destroços para análise, destacando que, embora se trate de um caso isolado, será realizada uma investigação mais aprofundada.
Following the discovery of a metallic fragment of a space object in Mukuku Village, Makueni County, the Kenya Space Agency has issued the following statement. Read more for details on the incident, preliminary findings, and next steps. pic.twitter.com/n8gsvoKku4
— Kenya Space Agency (@SpaceAgencyKE) January 1, 2025
Este incidente destaca o crescente problema dos detritos espaciais. A KSA alertou para o risco que esses restos representam, geralmente caindo em áreas desabitadas, mas que ocasionalmente podem atingir zonas povoadas.
A queda deste anel metálico reacende o debate sobre a responsabilidade internacional na gestão dos resíduos provenientes da exploração espacial e a necessidade de prevenir possíveis tragédias.
A 500-kilogram metallic object recently fell in Mukuku village in Kenya's Makueni County.
— Al Jazeera English (@AJEnglish) January 4, 2025
Kenya's Space Agency says the object is likely a separation ring from a rocket's launch vehicle and does not pose any threat to safety. pic.twitter.com/eQvFbZ2Skr