Adolescente de 14 anos cria sabonete contra o cancro da pele e ganha prémio de 23 mil euros

O jovem estudante norte-americano Heman Bekele, com apenas 14 anos de idade, inventou um sabonete destinado ao tratamento do cancro de pele. Graças a esta inovação, sagrou-se vencedor da edição de 2023 do 3M Young Scientists Challenge, uma competição científica organizada pela Discovery Education e a 3M.

No vídeo que enviou para a competição, o adolescente explicou que na fórmula do produto medicinal incorporou três ingredientes que reativam as células dendríticas, que são responsáveis por desencadear uma resposta imunológica no combate à doença. Esses ingredientes são o ácido salicílico, o ácido glicólico e a tretinoína.

Conhecidos como agentes queratolíticos, esses componentes desintegram as camadas superficiais da pele, um processo que facilita a liberação de recetores do tipo Toll, proteínas de grande relevância no sistema imunológico inato, na pele. Estas proteínas aderem à pele e reativam as células dendríticas, que por sua vez se unem aos glóbulos brancos para combater as células infetadas.

Os sabonetes ainda não estão à venda, mas ao jornal “Daily Mail”, Heman refere que o custo de produção é de 50 cêntimos.

Com a descoberta, este jovem recebeu um prémio de 23 mil euros.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS