“Perdi o medo há muito”: Protesto de agente da PSP tornou-se viral e inspirou colegas

Um único homem desencadeou uma mobilização de centenas de policiais em diversas regiões do país. O agente Pedro Costa, de 32 anos, é agora considerado um “herói” pelos colegas de profissão após partilhar um vídeo com cerca de seis minutos num grupo do WhatsApp.

No vídeo, Pedro Costa retrata-se como uma “criança de mãos e pés atados no mundo da polícia”. Um membro das forças de segurança que, assim como os seus colegas, é “um escravo do trabalho e mal remunerado”. “Perdi o medo há muito. A injustiça dos nossos vencimentos fez-me ganhar coragem”, declarou o agente da PSP.

A “luta solitária” de Pedro Costa teve início há cinco anos, quando o agente do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP abraçou a carreira policial e se deparou com as “desigualdades” – suas e dos seus colegas – transformados em “paus mandados para toda a obra”. A adesão de várias centenas de profissionais ao seu protesto evidenciou que Pedro Costa não estava afinal sozinho.

O diretor da PSP afirmou estar ao lado dos policiais, e o ministro também manifestou apoio. A vigília de protesto começou a ganhar força no Palácio de São Bento na noite da passada segunda-feira. Ao mesmo tempo, centenas de agentes, tanto da PSP, quanto da Guarda Nacional Republicana (GNR) e do Corpo da Guarda Prisional, reuniram-se em frente aos edifícios das câmaras municipais por todo o país.

Além da busca por melhores salários e condições de trabalho, uma mensagem ecoou em todas as manifestações: “Somos Pedro Costa”.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS