Boeing 787 aterra pela primeira vez na Antártida e o momento histórico ficou registado em vídeo
Pela primeira vez, um avião Boeing 787, com capacidade para mais de 300 passageiros, realizou uma aterragem histórica na Antártida. O feito ocorreu na passada quarta-feira e foi saudado como um “momento histórico” e um “marco para o tráfego aéreo”.
Conforme reportado pela BBC, o Boeing 787 pousou com sucesso no aeródromo de Troll, transportando uma equipa de 45 pessoas, composta por investigadores e funcionários do Instituto Polar Norueguês, juntamente com 12 toneladas de equipamento de pesquisa.
A diretora do instituto, Camilla Brekke, destacou a importância dessa operação, referindo-se à localização da estação de investigação na Dronning Maud Land. “Um avião tão grande abre possibilidades completamente novas para a logística de Troll, o que também contribuirá para reforçar a investigação norueguesa na Antártida”, afirmou Brekke.
Embora o Boeing 787 tenha a capacidade de transportar centenas de pessoas, não está prevista a realização de voos comerciais nesta rota. O seu uso será exclusivamente destinado à logística das atividades de pesquisa norueguesas.
Camilla Brekke sublinhou a importância dos benefícios ambientais associados à utilização de aeronaves modernas desse porte. “O mais crucial são os benefícios ambientais que podemos obter ao utilizar aviões grandes e modernos deste tipo. Isso pode ajudar a reduzir as emissões totais e a pegada ambiental na Antártida”, explicou.
A Norse Atlantic Airways, responsável pelo voo, celebrou este “momento histórico” e expressou sentir-se “honrada” por participar dessa estreia. “Um momento histórico para a Norse. O primeiro B787 Dreamliner de sempre a aterrar na Antártida! Sentimo-nos incrivelmente honrados por fazer parte deste pedaço de história, que assinala um marco muito especial para a Norse”, afirmou a companhia em comunicado citado pela BBC.