Rimac Nevera bate recorde de velocidade em marcha-atrás… atingiu 276 km/h!

O Rimac Nevera conquistou um novo recorde no Livro do Guinness. Desta vez, o supercarro elétrico croata tornou-se o mais rápido do mundo a andar de marcha-atrás, atingindo uma velocidade de 276 km/h – superando o recorde anterior estabelecido há mais de duas décadas pelo Caterham 7 Fireblade, que atingiu 165 km/h. O feito foi alcançado na pista de testes localizada em Papenburg, na Alemanha.

Este impressionante supercarro elétrico de 1914 cv adiciona mais um recorde ao seu já impressionante currículo, depois de conquistar 23 títulos num único dia em agosto passado.

O Nevera conseguiu essa proeza graças à sua «natureza» elétrica. Ao contrário dos automóveis a combustão (e de uns poucos elétricos), não tem caixa de velocidades. O hiperdesportivo croata está equipado com um motor em cada roda, totalizando uma potência máxima combinada de 1914 cv. A transmissão é realizada através de uma única relação fixa entre cada motor e a respetiva roda.

Isso significa que a mesma relação fixa que impulsiona o Rimac Nevera com vigor para a frente e o leva a ultrapassar os 400 km/h, teoricamente, é capaz de realizar a mesma proeza na direção contrária, bastando apenas inverter a direção de rotação do motor elétrico.

No entanto, apesar de ser teoricamente possível, Matija Renić, engenheiro-chefe do Nevera, disse que “a aerodinâmica, arrefecimento e estabilidade não foram, afinal, concebidas para viajar para trás a alta velocidade”. O piloto de testes da Rimac, Goran Drndak, disse que o Rimac Nevera fez parecer fácil obter este recorde, apesar de nunca ter sido concebido para isto.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS