Vídeo da NASA mostra uma erupção do Sol a “queimar” a cauda do cometa Nishimura
O cometa C/2023 P1, também conhecido como Nishimura, fez a maior aproximação à Terra em setembro e continuou a sua trajetória hiperbólica em direção ao espaço. Durante essa passagem, a NASA captou imagens em vídeo do encontro do cometa com uma erupção solar.
O cometa Nishimura foi descoberto pelo astrónomo amador japonês Hideo Nishimura em agosto de 2023. A sua cauda esverdeada chamou a atenção de entusiastas de astronomia e havia a possibilidade de ser visto a olho nu durante a sua aproximação à Terra.
A NASA acompanhou a trajetória do cometa e partilhou imagens da aproximação do Nishimura ao Sol, onde uma erupção solar massiva atingiu o cometa, queimando a sua cauda esverdeada. A agência espacial explicou que muitos cometas poderiam ter sido destruídos por esse fenómeno, mas o C/2023 P1 continuou a sua trajetória, possivelmente afetado pela energia e calor da explosão solar.
As imagens foram registadas a 17 de setembro, após o cometa ter feito a sua maior aproximação à Terra no dia 12 de setembro, chegando a apenas 125 milhões de quilómetros de distância. Acredita-se que o cometa seja originário da Nuvem de Oort, localizada a quase um ano-luz do Sol, e não retornará à proximidade da Terra nos próximos 400 anos.